top of page
Foto do escritorProduct For fun

Escrevendo melhores histórias de usuário com INVEST

Escrever histórias de usuários é uma atividade frequente no cotidiano de muitos Product Managers e saber escrevê-las bem faz diferença nas entregas do time! Neste texto apresentamos um princípio para te guiar no caminho de escrever melhor user stories do seu time, o INVEST!


Quem nunca teve dificuldade de explicar o valor de uma atividade? Ou ouviu em uma daily que um desenvolvedor está bloqueado por outra tarefa? Não sabia quando uma história terminaria porque o time não conseguiu prever? Viu uma história se arrastar por ser grande demais? Ou algo estar pronto, mas não ser testável?


O princípio INVEST te ajuda a evitar todos esses cenários. Ele foi criado por Bill Wake em um artigo sobre Extreme Programming (XP), mas pode ser aplicado em metodologias ágeis como um todo. O acrônimo significa:

  • I - Independent (Independente): Cada história de usuário deve ser independente das outras, permitindo que o time as desenvolva de forma paralela, sem que uma dependa do término de outras histórias.

  • N - Negotiable (Negociável): As histórias devem ser negociáveis, e estarem abertas a alterações a partir dos refinamentos junto com o time, até atingirem um bom equilíbrio entre valor e complexidade

  • V - Valuable (Valiosa): Falando em valor, cada história deve agregar valor direto ao cliente ou usuário final do produto, senão, não faz sentido ser desenvolvida. É importante que o valor esteja claro na história e para o time como um todo.

  • E - Estimable (Estimável): As histórias devem ser compreendidas o suficiente para que o time possa estimar o esforço necessário para implementá-las. Ainda que não seja uma estimativa exata, é importante ter ao menos um parâmetro de quanto tempo será necessário para finalizar determinada história.

  • S - Small (Pequena): Cada história deve ser pequena o suficiente para ser concluída em um curto período de tempo, geralmente dentro de uma única sprint. Se uma história demora mais que uma sprint, é um bom sinal de que ela pode ser dividida.

  • T - Testable (Testável): Cada história deve ser testável, com critérios claros de aceitação que permitam ao time determinar quando a história foi completamente implementada. Assim, evita-se retrabalho por falta de qualidade no desenvolvimento


post its história de usuário
Escrevendo melhores histórias de usuário com INVEST

Lembrando que nem sempre você conseguirá aplicar o princípio por completo. A forma de trabalho, incluindo a escrita de histórias, vai depender da maturidade do time, principalmente em termos de metodologias ágeis. Se você está distante de alcançar o INVEST, não quer dizer que suas histórias não sejam boas, mas ter esse princípio vai te ajudar a melhorar cada vez mais a qualidade das entregas, e consequentemente, o impacto causado por elas.


Siga nos acompanhando por aqui para aprender mais sobre produto e metodologias ágeis!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page